Sai uma pintura?

Pintar uma habitação, é uma forma fantástica e económica de renovar um espaço. Seja qual for o seu nível de conhecimentos no que diz respeito ao bricolage e também a quanto tem e ou quer gastar, esta é a forma mais fácil de renovar a decoração.

Se é a primeira vez que se aventura no assunto, nada de pânicos, basta seguir estas instruções e vai ver que depois de lhe apanhar o jeito, vai querer repetir a experiência.

Em primeiro lugar, aproveite para destralhar. Sim, nada como se livrar de tudo o que já não faz sentido ou que estará a mais no novo modelo decorativo. E vamos às situações mais práticas:

1.      Retire tudo o que seja frágil e pequeno. Se não puder retirar, deixe só os móveis maiores,

2.      Posicione-os no meia da habitação e cubra-os com plástico ou outro material,

3.      Proteja o chão,

4.      Com uma espátula, comece por raspar toda a tinta que se encontre solta ou já a decompor-se,

5.      Repare buracos ou fissuras com massa de reparação. Após seca passe um pouco de lixa,

6.      E agora que as paredes estão prontas, segue-se a pintura propriamente dita. A regra a ter em conta é seguir as instruções que se encontram nas latas. É importante que o faça para que o desempenho dos materiais seja o melhor. Tente não ultrapassar os tempos de secagem entre camadas aconselhadas pelo fabricante.

Para saber o que comprar, conheça os materiais que pode encontrar no mercado e qual se pode adequar melhor às suas necessidades.

Importante saber na hora de escolher:

PASSO 1 - Tipo de tinta para interior ou exterior

Tipo de Tipo de acabamentos : Semi-mates, mate, acetinado e brilhante.

Tipo de tinta: aquosa ou esmalte acrílico. A aquosa como o nome indica é uma tinta à base de água, lavável e se procurar encontrará as chamadas tintas amigas do ambiente ou ecológicas. Escolha esta gama um pouco menos económica, mas a qualidade assim o justifica. As denominadas tintas acrílicas, destinam-se mais a móveis ou superfícies que necessitem de lavagens frequentes.

Se por acaso vai começar por pintar um quarto de criança, aposte no melhor. Tintas isentas de cheiro e elaborada com bases isentas de químicos fortes. Não se preocupe com a lavagem. Hoje em dia a os materiais dedicados aos mais pequenos é exigente com a qualidade.

PASSO 2 - Calcule a quantidade face à área: Medida das paredes, menos janelas e portas.

Superfície a pintar + Rendimento do produto por litro = litros necessários por demão. O resultado final é a quantidade a comprar.

PASSO 3 - Adquira as ferramentas necessárias: 1 rolo para grande superfície, trinchas em 2 tamanhos para retoques ou zonas de recorte, tabuleiro e panos para limpeza.

Agora que já sabe o mais importante, divirta-se a escolher a cor e mãos à obra.

Conselho: se está na dúvida quanto à cor, entretanha-se a brincar com amostras. Existem latinhas pequenas que pode experimentar em folhas A4 que dão o resultado final na parede. Analise a cor de manhã e à tarde para conferir o grau de luminosidade da habitação e se é mesmo o que idealizava. Não se esqueça que a tinta aplicada na parede terá um resultado um pouco mais claro.

moodboard


Anterior
Anterior

Quem não quer uma cozinha incrivel?

Próximo
Próximo

Quem não quer um quarto extra?